ASTERACEAE

Gamochaeta grazielae (Rizzini) Deble

Como citar:

Lucas Moraes; Luiz Santos Filho. 2015. Gamochaeta grazielae (ASTERACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Endêmica do estado do Rio de Janeiro, coletada no município de Itatiaia (F. Markgraf 3675). Segundo Deble (2006) a espécie ocorre no município do Rio de Janeiro (Gávea). A informação referente à ocorrência da espécie na Gávea foi retirada da etiqueta do tipo da espécie, mas deve constar como registro uma vez que trata-se do holótipo do Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB) e, provavelmente, o exemplar foi emprestado antes do processo de digitalização do acervo do Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Nakajima com. pess.).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2015
Avaliador: Lucas Moraes
Revisor: Luiz Santos Filho
Categoria: DD
Justificativa:

Embora seus registros de coleta indiquem tratar-se de uma espécie endêmica do estado, a carência de informações acerca de sua biologia e de coletas recentes (foi coletada pela última vez no ano de 1946), impedem que a espécie tenha seu risco de extinção avaliado.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Balduinia 6: 28. 2006 A espécie foi descrita originalmente como Gnaphalium graziealae por Rizzini em 1947 e posteriormente transferida para Gamochaeta por Deble em 2006 (Nakajima com. pess.). Segundo Deble e Merchiori (2014) a espécie é bastante similar a G. simplicicaulis e difere desta pela capitulescência curta e compacta e por ser ramosa desde sua base. Entretando, apontam que são necessários mais estudos para comprovar a validade desse táxon.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: herb
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry Forest
Detalhes: Erva, terrícola, de ocorrência em Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Loeuille e Monge, 2015).
Referências:
  1. Loueuille, B., Monge, M., 2015. Gamochaeta in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB106783>. Acesso em: 26 Mar. 2015.

Reprodução:

Detalhes: Floresce e frutifica do final do inverno à primavera (Deble e Merchiori, 2014).
Fenologia: flowering (Jul~Sep)
Referências:
  1. Deble, L.P., Marchiori, J.N.C., 2014. Sinopse do gênero Gamochaeta Weddel (Asteraceae-Gnaphalieae) no Brasil. Balduinia p–21.

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Commercial & industrial areas habitat,occurrence past,present,future local high
O município de Itatiaia apresenta um expressivo parque industrial que acarreta o processo de degradação ambiental da paisagem regional (Maria e Vieira, 2001).
Referências:
  1. Maria, E., Vieira, N., 2001. Elza Maria Neffa Vieira De Castro Desenvolvimento E Degradação Ambiental -.